Na última sexta-feira, dia 1º, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep) terminou de entregar, para a Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha (DDNM) e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), os novos equipamentos estratégicos para o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene) – protótipo em terra e em escala real do primeiro submarino com propulsão nuclear do País, o SN-BR.
A Nuclep é responsável pela fabricação do Bloco 40 do Labgene, que é a seção onde será alojado o reator nuclear no Laboratório. Os equipamentos entregues pela empresa são fundamentais para a segurança durante a operação do reator, visto que têm a função de resfriamento em situações de emergência.
A Nuclep também informou que a conclusão do fornecimento dos referidos equipamentos foi consolidada na própria sexta-feira (1º) com a entrega dos databooks – livros compostos por inúmeros documentos que mostram o histórico de execução de um serviço ou fabricação de um produto – dos seis vasos do Sistema de Resfriamento de Emergência do Labgene, sendo dois trocadores de calor (TC1 e TC2), dois vasos acumuladores (VP3 e VP4) e dois tanques de inundação (VP5 e VP6). Ao concluir essa parte do contrato firmado com a DDNM e o CTMSP, a estatal ressaltou o empenho e a dedicação de seus funcionários envolvidos na entrega do projeto à Marinha do Brasil.
+ Nuclep completa 42 anos de dedicação ao desenvolvimento do Brasil
+ ENTREVISTA | Novas usinas nucleares e outros projetos proporcionarão perenidade, faturamento e garantia de manutenção da qualificação dos funcionários da Nuclep
+ Conheça o submarino com propulsão nuclear
Fotos: Divulgação Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep)