Nuclep completa 42 anos de dedicação ao desenvolvimento do Brasil

Nuclep completa 42 anos de dedicação ao desenvolvimento do Brasil

O último domingo, dia 8, marcou o 42º aniversário da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep), empresa criada para atender ao Programa Nuclear Brasileiro (PNB), sendo a única do País capacitada a fabricar e realizar manutenção dos equipamentos nucleares das usinas de Angra dos Reis e das outras previstas para os próximos 30 anos no Brasil, bem como com forte atuação nos setores de Defesa, Óleo e Gás, Energia e Mineração, entre outros.

Logo comemorativo da Nuclep de 42 anos

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), a Nuclep foi criada pelo Decreto nº 76.805, de 16 de dezembro de 1975, mas começou a operar efetivamente em 1980, curiosamente dois anos antes da primeira criticalidade da usina nuclear Angra 1 (640 megawatts – MW), ocorrida em março de 1982.

História

A empresa, já considerada uma das maiores indústrias de equipamentos pesados do mundo, fabricou, em 1986 os cascos resistentes para os quatro submarinos convencionais da classe Tupi, tipo IKL-1400, de tecnologia alemã, já incorporados à frota da Marinha do Brasil. A empreitada garantiu ao nosso País o ingresso no prestigiado grupo de construtores de submarinos, junto com EUA, Rússia, China, Reino Unido, Alemanha e França.

Já neste século, a Nuclep produziu cascos semissubmersíveis para plataformas da Petrobras (P-51 e P-56), em 2005; iniciou o processo de fabricação dos cascos dos quatro submarinos convencionais estipulados pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), de tecnologia francesa (tipo Scorpène), em 2011; e entregou à Eletronuclear o primeiro de três condensadores para Angra 3, em 2014.

Últimos anos

Mais recentemente (2018), a Nuclep, cuja fábrica se localiza em Itaguaí/RJ, entregou à Marinha do Brasil – em parceria com a Itaguaí Construções Navais (ICN) – o submarino Riachuelo, a primeira das quatro embarcações convencionais no escopo do Prosub.

No ano seguinte, por sua vez, a empresa assinou acordo com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) destinado a montar parte do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, o Labgene, que será o protótipo em terra e em escala real do reator do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Saiba mais sobre a Nuclebrás Equipamentos Pesados clicando aqui.

Panorama geral da Nuclep

Em entrevista publicada pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) em março passado, o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, abordou os principais desafios e as conquistas à frente do cargo, o diferencial da empresa no setor nuclear, a atuação em outros segmentos, o movimento em prol da classificação da energia nuclear como tecnologia verde, a futura tendência de consolidação de pequenos reatores nucleares (Small Modular Reactors – SMRs) em todo o mundo e as metas ambiciosas de aumentar o faturamento da instituição.

Leia a entrevista exclusiva, na íntegra, aqui.

Foto: Fábrica da Nuclep
Logo: Nuclep 42 anos
Créditos: Nuclep

Com informações da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep)