Realizado entre os dias 8 a 11 de novembro, nas modalidades presencial (sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, no Centro do Município do Rio de Janeiro) e virtual, o XIII Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2022), que também abarca o Encontro de Comunicação no Setor Nuclear (ENCOM), conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN).
Um dos destaques do segundo dia do evento (9) será a participação do presidente da ABEN, engenheiro Carlos Henrique Mariz, escalado como moderador do Painel 1 (9h às 10h40), com o tema “Novas Plantas Nucleares no Brasil: Modelo de Negócios e Financiamento, Sítios e Potencial de Investimentos”. A discussão será de alto nível, reunindo o secretário substituto de Parcerias em Energia, Gás, Petróleo e Mineração (SPPI), Odenir Reis; o chefe da Assessoria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Expansão da Geração da Eletronuclear e 1º secretário da ABEN, Marcelo Gomes; o diretor geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Amilcar Guerreiro; e o diretor de Departamento de Informações e Estudos Energéticos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (SPE/MME), Gustavo Santos Masilli.
Já nesta quinta-feira, dia 10, a coordenadora da terceira edição do Embaixadores Nucleares e associada da ABEN, Olga Mafra, ministrará palestra sobre a competição (11h40 às 12h10). Criado em 2018, esse projeto faz parte do escopo do Programa de Aceitação Pública (APUB) da ABEN e visa aumentar o alcance das informações sobre a tecnologia nuclear e seus benefícios, procurando educar o público e multiplicar o número de pessoas que compreendam os benefícios do desenvolvimento do setor no País.
Outras personalidades da ABEN compõem a programação do XIII SIEN, como nossa associada e ex-presidente Olga Simbalista, moderadora de mesa ocorrida nesta terça, 8, intitulada “Custo da Energia Nuclear X Mudanças Climáticas – Por Uma Matriz Colaborativa”. Tal discussão contou com a participação do engenheiro nuclear da Eletronuclear e especialista em Segurança e Radioproteção Leonam dos Santos Guimarães.
Neste primeiro dia do SIEN 2022 (8), o também associado da ABEN e conselheiro de Energia da Firjan Antonio Ernesto Ferreira Müller está sendo moderador da mesa “Angra 3 – O Marco da Retomada – Modelo de Contrato e Novas Oportunidades de Negócio” (11h30 às 12h30), a qual reúne o chefe de Departamento de Infraestrutura Econômica e de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Filipe Bordalo di Luccio, e o supracitado chefe da Assessoria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Expansão da Geração da Eletronuclear e 1º secretário da ABEN, Marcelo Gomes.
Ainda nesta terça-feira, 8, ocorrerá, das 16h às 16h30, a palestra “Nuclep, Potência Brasileira na Indústria Nuclear”, ministrada pelo associado da ABEN e técnico industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) Jairo Bastos.
Moderado pelo chefe da Assessoria de Combustível e Análise de Segurança da Eletronuclear, Edson Kuramoto, que também é associado e ex-presidente da ABEN, o painel “MP 1.133 – Flexibilização da Mineração de Urânio: Perspectivas, Oportunidades de Parcerias e Mercado Internacional” está programado entre as 11h20 e 12h30 de amanhã, dia 9. Os demais participantes dessa discussão serão o superintendente de Planejamento Estratégico e Comercialização da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), João Carlos Derzi Tupinambá; o diretor geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca; e o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.
Visita técnica à CNAAA
Além da extensa programação do SIEN 2022 entre os dias 8 e 10, ocorrerá uma visita técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis/RJ, nesta sexta-feira, dia 11. O sítio é operado pela Eletronuclear e abriga as duas usinas nucleares brasileiras em funcionamento (Angra 1 e Angra 2) e a única em construção no atual momento (Angra 3).
Saiba mais sobre o SIEN 2022, que é promovido Casa Viva Eventos e possui o tema central “A Tecnologia Nuclear, Amiga do Clima, do Homem e do Planeta”, aqui.
+ XIII Seminário Internacional de Energia Nuclear – SIEN 2022
+ SIEN 2022 apresentará novos conceitos
Imagem: Divulgação SIEN 2022