SIEN 2022 apresentará novos conceitos

SIEN 2022 apresentará novos conceitos

Programado para os dias 24 a 26 de agosto deste ano, o XIII Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2022), que também abarca o Encontro de Comunicação no Setor Nuclear (ENCOM), abordará aplicações da energia nuclear em áreas como geração de eletricidade, agricultura (irradiação de alimentos), meio ambiente (dessalinização e tratamento de efluentes), indústria (tratamento de resíduos e traçadores radioativos) e médica, bem como será palco de debates estratégicos, políticos e sociais. Com o tema “A Tecnologia Nuclear, Amiga do Clima, do Homem e do Planeta”, o evento será realizado nas modalidades presencial, no Rio de Janeiro, e também virtual.

Promovido anualmente desde 2010 pela Casa Viva Eventos, a edição de 2022 do SIEN será repaginada, visando a ampliação e potencialização do alcance do debate à sociedade como um todo, mas mantendo a reconhecida qualidade e o conteúdo abrangente. Nesse sentido, foi lançado um novo site do evento, que proporcionará ao SIEN atingir novos mercados e parceiros.

Leia + PPGEO Nuclear 2022

Lembrando que a pandemia de Covid-19 intensificou o processo de consolidação dos meios digitais e do relacionamento internacional entre pessoas, empresas e países, o diretor executivo da Casa Viva Eventos, Carlos Emiliano Eleutério, destacou que o SIEN 2022 vai “utilizar de forma plena e intensa todos os mecanismos de comunicação disponíveis e ágeis para estreitar a relação do SIEN com os parceiros e públicos, e também entre eles e o mercado e seus respectivos públicos-alvo”.

E prosseguiu: “Com isso, também pretendemos eliminar as fronteiras com novos públicos e parceiros, de forma a ampliar o alcance das informações e conteúdos gerados pelo SIEN com toda a sociedade. A tecnologia nuclear precisa muito disso, para que a sociedade se familiarize de forma ampla com ela e conheça seus benefícios sociais, econômicos e ambientais para poder compreender melhor e aceitá-los como mais um bem à sua disposição”.

Segundo o diretor executivo, embora o SIEN já utilize meios de comunicação tradicionais, como mídias impressa e eletrônica, site, Facebook e envio de e-mails, a intenção agora é ampliar a atuação em todas as ferramentas disponíveis “para atingir plenamente os objetivos e dar às mídias e redes sociais a importância que elas adquiriram em praticamente todas as camadas etárias e esferas profissionais”.

Outra novidade neste ano, ressaltou Carlos Emiliano, foi a criação de logomarca que alia modernidade e preservação das “características de um símbolo atômico, sempre voltado para o uso pacífico da tecnologia nuclear”.

Parceria com a ABEN

Carlos Emiliano ainda discorreu sobre o tradicional apoio institucional da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) para o SIEN. “Foi uma das primeiras entidades a apoiar e indicar diretores e associados para o SIEN, inclusive como palestrantes. A ABEN congrega a ‘nata’ do setor nuclear brasileiro nos segmentos de geração de energia, reatores, segurança, irradiação, medicina nuclear, etc. Esse apoio da ABEN foi fundamental para que o SIEN pudesse crescer e se transformar em um dos principais eventos do setor nuclear na América Latina”, finalizou.

Site do SIEN: https://www.sienbrasil.com.br/