SMRs no mercado: NuScale muda estratégia do desenvolvimento para a entrega

SMRs no mercado: NuScale muda estratégia do desenvolvimento para a entrega

A empresa de pequenos reatores modulares (Small Modular Reactors – SMRs) NuScale está migrando do campo do desenvolvimento para o da entrega de produtos, estabelecendo uma nova unidade de negócios de serviços e entregas de usinas do tipo VOYGR.

VOYGR é o nome oficial da central nuclear com pequenos reatores modulares da NuScale, que planeja implantar para o Projeto de Energia Livre de Carbono (CFPP, na sigla em inglês) da agência Utah Associated Municipal Power Systems (UAMPS) no Laboratório Nacional de Idaho (INL), dos Estados Unidos.

O primeiro módulo do referido projeto deverá entrar em operação em 2029, com todos os seis módulos funcionando até 2030. A NuScale acredita que o Projeto de Energia Livre de Carbono completo atuará como um catalisador para implantações subsequentes de SMRs nos EUA e internacionalmente.

O módulo de energia da NuScale, com sede em Portland, no Estado do Óregon, é um pequeno reator de água pressurizada (PWR, na sigla em inglês), que pode gerar 77 megawatts-elétricos (MWe). Portanto, a central VOYGR com seis SMRs terá capacidade instalada de 462 MWe. A NuScale também tem projetos de centrais VOYGR maiores, com 12 reatores (924 MWe), e menores, com quatro (308 MWe).

A unidade de negócios de serviços e entregas de usinas do tipo VOYGR trabalhará com os clientes e terá a tarefa de fornecer serviços e equipamentos associados à venda, ao desenvolvimento, à entrega e à operação comercial das plantas da NuScale.

Evolução da NuScale

Desde que recebeu a aprovação do projeto da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (United States Nuclear Regulatory Commission – U.S.NRC) em agosto de 2020, a NuScale vem trabalhando na comercialização, incluindo a finalização do projeto padrão da planta e a prontidão da cadeia de suprimentos.

As atividades atuais do Projeto de Energia Livre de Carbono incluem a colocação de pedidos de equipamentos de longo prazo. Na visão da NuScale, os compromissos com clientes na Polônia e na Romênia ressaltam a necessidade de uma reestruturação proativa para garantir a entrega eficiente e eficaz de suas obrigações contratuais.

“Posicionar a NuScale para a entrega de produtos é um próximo passo natural e empolgante para a empresa”, declarou o presidente e CEO, John L. Hopkins.

A unidade de negócios de serviços e entregas de usinas VOYGR da NuScale será liderada por Thomas Mundy, que atualmente é o diretor comercial da empresa.

+ Notícias sobre SMRs

Leia a matéria original, em inglês, aqui.

Autor: Kevin Clark
Foto: Divulgação Power Engineering

Fonte: Power Engineering