A Tvel, subsidiária da Rosatom, era responsável pelo suprimento das duas usinas do sítio desde 2010
A ČEZ, empresa pública de energia da República Tcheca, escolheu as corporações Framatome (França) e Westinghouse (Estados Unidos) como fornecedoras de combustível nuclear para a central de Temelín para os próximos 15 anos, descartando uma oferta da Tvel (Rússia), a qual realizou o trabalho nos últimos tempos.
Notícia completa (em inglês): https://www.nucnet.org/news/cez-chooses-westinghouse-and-framatome-to-replace-russia-for-temelin-fuel-supply-4-3-2022
Geração nuclear na República Tcheca – Segundo o Sistema de Informação de Reatores de Potência da Agência Internacional de Energia Atômica (Pris/IAEA, na sigla em inglês), a República Tcheca possui seis usinas nucleares em operação: as duas de Temelín e quatro em Dukovany. Todas as unidades possuem reatores de água pressurizada (PWR, na sigla em inglês) e foram responsáveis pela produção de 37,3% da matriz elétrica tcheca. Saiba mais sobre a energia nuclear no país europeu: https://pris.iaea.org/pris/CountryStatistics/CountryDetails.aspx?current=CZ.
Foto: Central nuclear de Temelín abriga dois reatores VVER, de tecnologia russa / Cortesia da ČEZ
Fontes: NucNet e Pris/IAEA