Reino Unido: Rolls-Royce espera aprovação para SMRs até meados de 2024

Reino Unido: Rolls-Royce espera aprovação para SMRs até meados de 2024

A expectativa é que os reatores forneçam energia para a rede britânica até 2029

A Rolls-Royce deve começar a construir peças para seus pequenos reatores modulares (Small Modular Reactors – SMRs, em inglês) antes mesmo de receber a aprovação regulatória do governo britânico até 2024, disse um de seus diretores.

Paul Stein, presidente da Rolls-Royce SMR, uma subsidiária da empresa de engenharia FTSE 100, esclareceu que espera fornecer energia à rede nacional do Reino Unido até o ano de 2029.

SMRs são vistos por seus entusiastas como uma forma de construir usinas nucleares em fábricas (produção modular), um método que poderia ser mais barato e mais rápido que os projetos dos tradicionais grandes reatores. A tecnologia, baseada nos reatores nucleares usados para a propulsão de submarinos, é considerada pela Rolls-Royce com um potencial muito além de negócios anteriores, como motores a jato ou a diesel.

O governo de Boris Johnson elevou a energia nuclear para o centro de sua estratégia energética anunciada no início deste mês, em resposta às preocupações climáticas e ao desejo de abandonar a dependência do gás russo.

A expectativa é que SMRs desempenhem um papel importante na expansão da energia nuclear, cujo objetivo é suprir um quarto da matriz do Reino Unido (hoje a fatia é de 14,5%). Menores custos seriam cruciais para justificar o fomento da geração nuclear, uma vez que a energia eólica onshore é mais barata e rápida de instalar (contudo, salientamos que, diferentemente da fonte nuclear, a eólica não abastece a base de um sistema, por ser intermitente).

Em entrevista à Reuters, Stein informou que o “processo regulatório foi iniciado e provavelmente será concluído no decorrer de 2024. Estamos tentando trabalhar com o governo do Reino Unido e outros para começar a fazer pedidos, para que possamos fornecer energia à rede até 2029”.

O alvo em SMRs não é exclusividade da Rolls-Royce, pois outras empresas também planejam construir pequenos reatores nucleares modulares, como a estadunidense Westinghouse.

Comentário da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN):

Países como Reino Unido, Coreia do Sul, Canadá, Estados Unidos e Brasil, que possuem programas nucleoelétricos consolidados, com diversas usinas nucleares em operação e em construção, consideram também instalar pequenos reatores modulares. É uma tecnologia que possui, além das vantagens apresentadas na matéria, maior facilidade para ser utilizada em locais remotos e de difícil acesso.

Imagem: Maquete digital de um SMR Rolls-Royce / Fotografia: Rolls Royce/Studio Archetype

Fonte: The Guardian (https://www.theguardian.com/business/2022/apr/19/rolls-royce-expecting-uk-approval-for-small-nuclear-reactors-by-mid-2024)