Reator Multipropósito Brasileiro | Com comentário de especialista

Reator Multipropósito Brasileiro | Com comentário de especialista

O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) é um empreendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob responsabilidade e coordenação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), contando com parcerias técnicas da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e do apoio do Governo do Estado de São Paulo. O RMB será um reator do tipo piscina aberta com potência máxima de 30 megawatts (MW) e terá como referência o Reator Nuclear Opal de 20 MW, construído na Austrália, e projetado pela empresa argentina Invap, a qual também participou do projeto básico e dos sistemas do reator.

Dando início a um projeto estruturante e de arraste para o desenvolvimento da tecnologia nuclear no País, o RMB terá muitas finalidades: produção de radioisótopos para a Saúde (tornando o Brasil autossustentável na Medicina Nuclear), a Indústria e o Meio Ambiente; teste e qualificação de materiais e combustíveis para reatores de potência; e estudos científicos e tecnológicos com feixe de nêutrons em materiais, dentre tantas outras. Sua infraestrutura contará com laboratório de processamento de radioisótopos, laboratório de feixe de nêutrons, laboratório de análise pós irradiação, laboratório de radioquímica e análise por ativação com nêutrons.

No futuro, o RMB poderá contar, por exemplo, com laboratórios dedicados a pesquisas de utilização das radiações em benefício da sociedade, laboratórios de lasers de alta potência, laboratório para estudo de tecnologia da fusão nuclear, bem como aceleradores de partículas com alta energia para produção de radioisótopos e pesquisas.

A Licença de Instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi emitida, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) foi elaborado, audiências públicas foram realizadas e a Licença de Local (LL) foi obtida junto à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da Cnen. Em breve, deverá sair a Licença de Construção (LC) do RMB.

Saiba mais sobre o RMB em https://www.gov.br/cnen/pt-br/homologacao/utc/rmb-1/o-empreendimento.

COMENTÁRIO DE ESPECIALISTA SOBRE ESTA NOTÍCIA

Temos zero de recursos. Ainda não temos recursos para tocar o projeto. Não há verba alocada para 2022.

José Augusto Perrotta – coordenador técnico do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)