Maioria dos suíços apoia a energia nuclear

Maioria dos suíços apoia a energia nuclear

Embora o apoio ao uso contínuo de energia nuclear seja dividido igualmente entre a população da Suíça, a maioria das pessoas é favorável ao levantamento da proibição no país de construção de novas usinas nucleares, concluiu pesquisa feita pela empresa DemoSCOPE encomendada pelo Fórum Nuclear da Suíça.

No total, 1.219 suíços oriundos de cantões alemães e franceses foram entrevistados em uma pesquisa digital promovida por meio de entrevistas online entre os últimos dias 16 e 28 de fevereiro. O Fórum Nuclear da Suíça observou, é bom destacar, que mais de 96% das entrevistas foram realizadas antes de 24 de fevereiro, a data do início da invasão russa à Ucrânia.

A pesquisa constatou que 44% dos entrevistados acredita que a Suíça deve continuar utilizando a energia nuclear para geração de eletricidade, além de fontes renováveis. Já para 43%, o país não deve mais usar a fonte nuclear e, para 13%, não há resposta.

Das pessoas que apoiam o uso contínuo da energia nuclear, 87% informaram que a decisão foi tomada em virtude, sobretudo, de preocupações acerca da segurança energética e 42% declararam que a fonte nuclear ajudaria o país europeu a cumprir suas metas climáticas.

Quando questionados sobre a proibição existente de construção de novas usinas nucleares na Suíça, 45% dos entrevistados aprovaram o veto, mas 49% salientaram que cabe à população a oportunidade de tomar a decisão, caso a caso, se um novo reator deve ou não ser instalado.

No entendimento do presidente do Fórum Nuclear da Suíça, Hans-Ulrich Bigler, os resultados da pesquisa evidenciam um “processo de repensar e refutam o argumento dos críticos de que a população suíça não aceitaria o uso futuro da energia nuclear”.

O país possui quatro usinas nucleares em operação (Beznau 1 e 2, Goesgen e Leibstadt), que fornecem cerca de 35% da eletricidade gerada na Suíça. Na esteira do acidente de Fukushima-Daiichi, ocorrido em março de 2011, parlamento e governo suíços decidiram encerrar a geração nuclear.

Comentário da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN):

A população da Suíça parece ter se dado conta de que, para atender metas climáticas, aumentar a segurança energética e diminuir a dependência de combustíveis fósseis e de importação de eletricidade, a fonte nuclear é fundamental na composição da matriz elétrica do país europeu.

Foto: Usina nuclear de Beznau, na Suíça / Crédito: Ensi

Fonte: World Nuclear News – WNN (https://www.world-nuclear-news.org/Articles/Majority-of-Swiss-support-nuclear-new-build)