O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), ministrado em parceria com Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), está nos módulos finais, com alunos preparando seus trabalhos de conclusão de curso. Na última quinta-feira, dia 18, o grupo realizou exercícios práticos envolvendo monitoração de áreas, veículos e pessoas, para colocar em prática o conteúdo ministrado no módulo sobre emergências radiológicas.
Em 2022, as aulas foram ministradas nos formatos online e presencial. Dividido em módulos, a especialização engloba a parte teórica e treinamentos práticos, com demonstrações, exercícios de laboratório, estudos de caso, visitas técnicas, simulações e workshops. O curso é gratuito e foi idealizado para atender às necessidades de profissionais com atuação no campo da proteção radiológica e segurança de fontes de radiação em seus países. Alguns participantes são provenientes de países de língua portuguesa na África e contam com o apoio e suporte de bolsas por parte da AIEA durante o período de realização do curso.
O processo seletivo ocorre uma vez ao ano e leva em conta a formação, experiência acumulada na área de radioproteção e aprovação no exame seletivo, que consiste em provas de matemática, ciências, redação, avaliação de currículo e experiência do candidato. Os candidatos devem ter curso superior ou de tecnólogo nas áreas de engenharia, física, química, biologia, área da saúde, radiologia e afins.
Após a conclusão do curso, os participantes são convidados a participar de pesquisas, cujos resultados subsidiam a AIEA em avaliações sobre como o curso impactou as infraestruturas organizacionais ou nacionais de segurança radiológica e como contribuiu para o desenvolvimento profissional de cada participante.
No conteúdo programático, estão revisão dos fundamentos sobre radioproteção, unidades e medidas; efeitos biológicos da radiação; sistema internacional de proteção contra radiações e regulamentos; avaliação de exposições externas e internas; situações de exposição planejada em aplicações médicas e não médicas; exposição em emergências e preparação e resposta a emergências; situações de exposição existentes. Ao final, apresentam um trabalho de conclusão do curso. A especialização é oferecida em inglês, francês, russo, árabe, espanhol e português, em centros regionais de treinamento da AIEA na África, Europa, América Latina e Ásia.
Para acompanhar a abertura do próximo processo seletivo acesse aqui.
A notícia foi publicada originalmente no site do IRD, onde estão disponíveis mais fotos.
+ Pós-Graduação Lato Sensu no IRD
Foto: Alunos exercitam técnicas de monitoração de pessoas / Crédito: Heloisa Barra/IRD
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD)