Evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto e contará com um colóquio sobre a contribuição científica e tecnológica desenvolvida por pesquisadores, tecnologistas e demais profissionais do Instituto para o projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen) completará 66 anos de existência na próxima quarta-feira (31). Para comemoração da data, será realizada cerimônia no auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni, anexo ao bloco da Administração da Instituição, localizada na cidade de São Paulo.
O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2022. No primeiro dia, será realizado um colóquio com o tema “A contribuição do Ipen-Cnen para o Reator Multipropósito Brasileiro – RMB”. O objetivo é reunir pesquisadores, engenheiros e demais servidores que participaram ativamente do projeto para o RMB e apresentarem depoimentos que resgatem o legado em conhecimento, tecnologia e inovação produzidos no Instituto desde 2008.
A abertura será realizada pela diretora substituta Isolda Costa. Na ocasião, será apresentado o manual de uso da marca do novo logotipo do Ipen, desenvolvido pelo Design Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O Presidente da comissão de Pós-Graduação Ipen-USP, Eduardo Landulfo, e a gerente do Centro de Ensino, Martha Marques Ferreira Vieira, homenagearão docentes que após décadas de contribuição para formação acadêmica de aproximadamente três mil profissionais, deixam o curso.
Pesquisador Emérito
O evento também contará com anúncio do Pesquisador Emérito do Ipen 2022, José Augusto Perrotta, até recentemente coordenador técnico do empreendimento RMB. O coordenador Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Francisco Rondinelli Júnior, saudará Perrotta e prestará agradecimentos. O título de Pesquisador Emérito é concedido a pesquisadores aposentados e que tiveram valorosa contribuição na área do desenvolvimento científico e tecnológico no País.
Perrotta foi tecnologista sênior da Cnen, exercendo a função de Coordenador Técnico do RMB, e se aposentou em 2022. Possui graduação em Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1977), mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (1980) e doutorado em Tecnologia Nuclear pelo curso de Pós-Graduação Ipen-USP (1999).
O colóquio “A Contribuição do Ipen-Cnen para o RMB” será mediado pela coordenadora de Produtos e Serviços do Ipen, Tereza Cristina Salvetti. Ela anunciará os participantes que discorrerão sobre suas experiências no projeto e os desenvolvimentos alcançados.
Além de Perrotta e Salvetti, estão confirmadas as participações dos Drs. Elita Fontenelle Urano de Carvalho, Frederico Antônio Genezini, José Claudio Dellamano, Nilson Dias Vieira Junior, Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, e Ulysses D’Utra Bitelli.
Sessão Solene e homenagens
No dia 31, data de fundação do Instituto, a sessão solene comemorativa terá início às 10h, com a formação de uma mesa de honra e saudações de autoridades de instituições parceiras.
Isolda Costa, diretora substituta do Ipen-Cnen, destacará, na abertura, os principais desenvolvimentos realizados pelo Instituto cujos Centros de Ciência e Tecnologia dos Materiais e de Química e Meio Ambiente completam 60 anos de atividades. Também serão mencionados os 65 anos de operação do Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1.
A sessão contará com pronunciamentos de autoridades da Cnen, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Universidade de São Paulo (USP), Secretaria de Estado do Desenvolvimento econômico Sustentável (SDE/SP) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O evento encerra-se com a homenagem aos servidores que completaram 20, 25, 35, 40, 45 e 50 anos de atividades no Ipen. O servidor com mais tempo de atividade no Instituto representará os demais ao receber Menção Honrosa das mãos do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Na sequência, serão lembrados os servidores aposentados e os colaboradores voluntários que prestam serviços ao Instituto, muitos ainda na orientação de trabalhos acadêmicos.
A notícia foi publicada originalmente no site do Ipen.
+ Ipen/Cnen realiza desinfestação de obras doadas ao Museu do Ipiranga
+ Ipen e USP lançam Hub de Ciências da Vida, um ‘momento histórico’ para o país
+ Técnica inovadora para consolidação de esculturas ganha primeiro teste em escala piloto no Ipen/Cnen
Autor: Leonardo de Novaes, estagiário (com supervisão)
Artes: Mário Lima
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/Cnen)