Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 55

Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 55

A Ucrânia declarou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ontem, dia 17, que não houve novos acontecimentos significativos relacionados à segurança e à proteção física das instalações nucleares na Ucrânia nas últimas 24 horas. A informação é do diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi.

Das 15 usinas nucleares em operação no país, que ficam distribuídas por quatro sítios, sete estão atualmente conectadas à rede, sendo duas em Zaporizhzhia (central controlada pelas tropas russas), duas em Rivne, duas em South Ukraine e uma em Khmelnytskyy. Os outros oito reatores de potência estão desligados para manutenção regular ou mantidos em reserva. Os sistemas de segurança permanecem operacionais nas quatro centrais, bem como as respectivas alimentações externas de energia.

Já em relação às salvaguardas, a AIEA disse que a situação permaneceu inalterada em relação ao que vem sendo reportado ultimamente. A Agência ainda não estava recebendo a transmissão remota de dados de seus sistemas de monitoramento instalados na central nuclear desativada de Chernobyl, mas tais informações referentes às outras centrais ucranianas estavam sendo transferidas normalmente para seus escritórios.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA (https://www.iaea.org/newscenter/pressreleases/update-55-iaea-director-general-statement-on-situation-in-ukraine-0)