Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 109

Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 109

Uma explosão de mina terrestre danificou um cabo elétrico de baixa tensão perto da central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia (ZNPP, na sigla em inglês), tratando-se da mais recente de uma série de detonações ocorridas nesta semana que aumentaram ainda mais as graves preocupações sobre a segurança e proteção física nuclear da instalação, declarou ontem, dia 30/09, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi.

Uma explosão anteontem, 29/09, danificou um cabo de seis quilovolts (kV) – que é usado para fornecer energia para algumas operações da central – perto de uma instalação de nitrogênio-oxigênio do lado de fora da cerca do perímetro de Zaporizhzhia. Devido a um curto-circuito do cabo, a explosão também danificou indiretamente um transformador de tensão do reator nº 6 do sítio. Não houve fogo, mas a fumaça foi visível.

A equipe da AIEA presente na central nuclear ontem verificou a área e encontrou evidências de uma explosão de mina, com vestígios do impacto visíveis na cerca de concreto e na bandeja para cabos elétricos.

O pessoal operacional da Ucrânia informou que peças sobressalentes e outros materiais estavam disponíveis para os reparos do cabo e do transformador. Os consertos não afetarão a disponibilidade dos sistemas de energia de backup.

O incidente em si não resultou em nenhum impacto direto nos sistemas de segurança de Zaporizhzhia. Foi a sexta explosão de mina terrestre relatada nesta semana fora da cerca do perímetro da central nuclear, que é controlada pelas forças russas, mas operada por equipe ucraniana.

O diretor-geral da AIEA reiterou sua profunda preocupação com as diversas explosões de minas terrestres no local, que também foi atingido por bombardeios frequentes nos últimos meses. Ele reforçou, ainda, que continua suas consultas e outros movimentos destinados a implementar uma zona de segurança e proteção física nuclear em torno de Zaporizhzhia o mais rápido possível.

Leia a declaração original do diretor-geral da AIEA, em inglês, aqui.

+ Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 108 (em inglês – fonte: IAEA)
+ Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 107

Foto: Bandeira da AIEA / Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)