É provável que animais tenham desencadeado três explosões de minas terrestres perto da central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia (ZNPP, na sigla em inglês) nesta semana, sem causar maiores danos, mas mais uma vez ressaltando os potenciais riscos de segurança nuclear na instalação, informou hoje, dia 28, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Às 6h da manhã desta quarta (28), considerando o horário local, uma mina terrestre explodiu a cerca de 50 metros fora da cerca do perímetro do sítio de Zaporizhzhia.
As duas explosões ocorridas na manhã de ontem, 27, também foram provavelmente causadas por animais que se deslocam em uma área de “campo minado”. A AIEA relatou que as explosões ocorreram perto de um canal que leva água de um reservatório para o sistema de resfriamento da central nuclear – essencial para a sua segurança, mas que a causa não estava clara. Janelas em uma sala de turbina de um dos reatores foram quebradas.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, expressou profunda preocupação com as explosões de minas terrestres nesta semana perto do sítio de Zaporizhzhia, além dos frequentes bombardeios na instalação ou próximos a ela nos últimos dois meses.
Em um relatório divulgado logo após liderar uma equipe de especialistas da AIEA à ZNPP no dia 1º deste mês, o executivo declarou que “há uma necessidade urgente de medidas provisórias para evitar um acidente nuclear decorrente de danos físicos causados por meios militares. Isso pode ser alcançado pelo estabelecimento imediato de uma zona de segurança e proteção física nuclear”.
Na semana passada, em Nova Iorque, o diretor-geral iniciou conversas com a Rússia e a Ucrânia visando à concordância e implementação dessa zona, e ele disse na Conferência Geral da AIEA, na última segunda-feira, 26, que estava pronto para continuar as consultas em ambos os países.
Leia a declaração original do diretor-geral da AIEA, em inglês, aqui.
+ Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 106 (em inglês – fonte: IAEA)
+ Diretor-geral destaca o vasto trabalho e o impacto da AIEA na abertura da 66ª Conferência Geral (em inglês – fonte: IAEA)
+ Ucrânia: proposta da AIEA para zona de segurança e proteção física nuclear ganha apoio
+ Declaração do diretor-geral da AIEA sobre a situação na Ucrânia – Update 105
+ Nuclear Safety, Security and Safeguards in Ukraine – 2nd Summary Report by the director general (28 April – 5 September 2022)
Foto: Bandeira da AIEA / Divulgação
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)