Construção de Angra 3 deverá ser retomada em agosto

Construção de Angra 3 deverá ser retomada em agosto

A retomada das obras da aguardada usina nuclear Angra 3 deverá ocorrer em agosto próximo, segundo informou o diretor Técnico da Eletronuclear, Ricardo Santos, na última terça-feira, dia 26, no evento Nuclear Summit 2022, ao site Petronotícias. O reinício será pela parte de construção civil da planta, dentro do escopo do “Plano de Aceleração do Caminho Crítico”.

Ricardo Santos salientou que a mobilização está em curso, tendo em vista que há aproximadamente 80 funcionários conduzindo esse trabalho, reportou o portal Petronotícias. “A expectativa é que possamos começar as obras colocando concreto em agosto”, informou o executivo da Eletronuclear. Além de Angra 3, cuja potência instalada será de 1.405 megawatts (MW), Santos abordou a extensão da vida útil de Angra 1 por mais duas décadas e planos de modernização de Angra 2, com a troca de sistemas e equipamentos por modelos mais recentes.

Programado para até esta quinta-feira, dia 28, o Nuclear Summit 2022 é realizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), com parceria da World Nuclear Association (WNA) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


Projeção mostra como será a Central Nuclear de Angra dos Reis após conclusão de Angra 3

Comentário da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN):

A conclusão de Angra 3, “irmã gêmea” da bem-sucedida usina nuclear Angra 2, será o pontapé inicial para o crescimento do setor de geração nuclear no Brasil nas próximas décadas. Em 2031, por exemplo, o Brasil deverá ter sua quarta usina nuclear (capacidade de mil MW e localizada no Sudeste ou Centro-Oeste), conforme consta no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. Já até 2050, como prevê o Plano Nacional de Energia (PNE) de tal horizonte, a expectativa é que sejam instalados mais reatores de potência no País, que fornecerão de oito a dez gigawatts (GW) à matriz elétrica nacional.

Foto destaque: Divulgação

Fonte: Petronotícias (https://petronoticias.com.br/obras-de-angra-3-devem-ser-retomadas-em-agosto-diz-diretor-da-eletronuclear/)