Cnen coordena Curso Regional da AIEA de Capacitação de Reguladores em Produção de Radiofármacos com Cíclotrons

Cnen coordena Curso Regional da AIEA de Capacitação de Reguladores em Produção de Radiofármacos com Cíclotrons

Entre os últimos dias 26 e 30 de setembro, servidores da Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CGMI/DRS/Cnen) coordenaram, no Rio de Janeiro, um curso regional da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), denominado Regional Training Course on Authorization and Inspection of Cyclotron Facilities for Radiopharmaceutical Production. Peritos da Argentina e Espanha se uniram aos brasileiros na condução do evento.

O curso foi ministrado para membros de autoridades reguladoras de toda a América Latina, contando com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

As aulas apresentadas baseiam-se nas recomendações internacionais mais recentes sobre o licenciamento de plantas produtoras de radioisótopos com cíclotrons. Tais recomendações foram extraídas de um documento técnico da Agência Internacional de Energia Atômica (TECDOC) que está em vias de publicação. A elaboração deste documento técnico também contou com a participação de servidores da CGMI.

Professores ministrando curso da Cnen

Os aspectos abordados no curso cobriram desde a descrição dos aceleradores cíclotrons, tipos de alvos, campos de radiação e células quentes, cálculos de blindagens, sistemas de segurança (intertravamentos e sistemas de ventilação), plano de emergência, proteção radiológica ocupacional e do público, até sistema de gestão e requisitos de pessoal. Na segunda metade do curso, tratou-se do processo de licenciamento, inspeções, indicadores e lições aprendidas, onde os participantes puderam se beneficiar de discussões guiadas pelos peritos sobre experiência reguladora e operacional para este tipo de instalação.

Durante a semana, os participantes também tiveram a possibilidade de visitar uma planta produtora de radiofármacos localizada em Xerém, Município de Duque de Caxias (RJ).

A notícia foi publicada originalmente no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

+ Especialistas do Ipen fazem visita ao IEN para firmar colaboração em pesquisas com aceleradores cíclotrons

Fotos: Divulgação CGMI/DRS/Cnen

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)