Por Olga Simbalista*
Na última segunda-feira, dia 22, foram comemorados, com pompa e circunstância, os 70 anos de criação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) localizada no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
O então Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR), que viria a ser o atual CDTN, foi criado por meio de resolução de Juscelino Kubitscheck, governador de Minas Gerais na época, que designou uma comissão técnica liderada pelo professor Francisco Magalhães Gomes para obter do Almirante Álvaro Alberto a autorização para a criação da instituição junto à UFMG em 1952.
Em 1960, o Instituto colocou em operação o reator nuclear de pesquisas TRIGA IPR-R1, o segundo em operação no País. O reator é utilizado em atividades educacionais, na formação de futuros operadores de reatores nucleares de pesquisa e potência e em pesquisas nas áreas nuclear e de materiais.
As comemorações pelo 70º aniversário do CDTN começaram com uma visita ao Prédio 1 que abriga o TRIGA e museus sobre a evolução da tecnologia e a Linha do Tempo desde a criação do Centro. Em seguida, ocorreu, no auditório, evento com mesa de abertura composta pelo diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira; ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Carvalho Alvim; presidente da Cnen, Paulo Roberto Pertusi; secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sergio Freitas de Almeida; e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cnen, Madison Almeida.
No pronunciamento de Luiz Ladeira, foi destacado um histórico das atividades do CDTN, seguido dos seguintes eventos: homenagem aos recentes aposentados com pronunciamento do Dr. Márcio Tadeu os representando; lançamento do livro “70 anos do CDTN“, que apresenta fotos históricas do período; exibição de vídeo com o testemunho dos ex-integrantes do Centro Virgílio Matos, Rubens Moreira e Olga Simbalista; e homenagem aos colegas falecidos durante a pandemia com a entrega de flores a familiares. A solenidade foi encerrada com discurso do ministro Paulo Alvim, seguido de coquetel de confraternização.
Foto em destaque: Comitiva de representantes de diversas entidades / Crédito: Neila Rocha (SEAPC / MCTI)
Demais fotos e texto: Olga Simbalista* – engenheira eletricista e nuclear e ex-presidente (biênio 2016-2018) e associada da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN)
+ Matéria do MCTI sobre os 70 anos do CDTN
+ CDTN em oito momentos
+ CDTN: por dentro do reator TRIGA