Canadá avança no desenvolvimento de SMR

Canadá avança no desenvolvimento de SMR

A assinatura de um contrato no valor de 32 milhões de dólares canadenses (US$ 25 milhões) possibilitará o início dos trabalhos pré-operacionais em um sítio da Ontario Power Generation (OPG) que deverá abrigar um pequeno reator modular (Small Modular Reactor – SMR). O acordo se destina à primeira fase de preparação do local e à infraestrutura de suporte no escopo do Novo Projeto Nuclear Darlington.

O contrato cobre aspectos de infraestrutura como acesso à água e à energia elétrica, tecnologia da informação e uma malha viária para o local, que é adjacente à central nuclear de Darlington – ela contém quatro unidades em operação com reator de água pesada pressurizada (PHWR).

O trabalho, que está sujeito a licenças regulatórias, deverá começar ainda neste ano. Outras aprovações serão necessárias, contudo, para que a construção do SMR de fato possa começar. O Novo Projeto Nuclear Darlington é o único sítio no Canadá com avaliação ambiental aceita e licença de preparação de local concedida.

A expectativa é que a construção desse pequeno reator modular – modelo BWRX-300, da GE Hitachi Nuclear Energy – seja concluída em 2028. Ele deverá ser o primeiro SMR conectado à rede elétrica do Canadá. Em 2019, as províncias canadenses de Ontário, Nova Brunswick, Saskatchewan e Alberta concordaram em colaborar no avanço de pequenos reatores por meio de um Memorando de Entendimento (MoU).

Comentário da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN)

Países como Canadá, Reino Unido, Coreia do Sul e até mesmo o Brasil, que possuem programas nucleoelétricos consolidados, consideram cada vez mais adotar também pequenos reatores modulares, os SMRs. Trata-se, portanto, de uma tecnologia em franca expansão em todo o planeta.

Foto: SMR BWRX-300 será instalado ao lado da central nuclear de Darlington / Crédito: OPG

Fonte: World Nuclear News – WNN (https://www.world-nuclear-news.org/Articles/Early-site-work-to-begin-for-Canadian-SMR)