Na tarde do último dia 25 de agosto, por determinação do Sr. Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) foi muito bem recebida pela Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, para discutir a geração de energia nuclear no Brasil. Entre os assuntos em pauta, estavam a retomada da geração nuclear no mundo e a visão da ABEN sobre a importância e necessidade da expansão de usinas nucleares no Brasil, custos e privatização da produção de energia elétrica nuclear e o Nordeste e a expansão das usinas nucleares no País.
A exitosa reunião, que contou com as participações do presidente da ABEN, engenheiro Carlos Henrique Mariz, e do também engenheiro Paulo Ribas, nosso associado, teve início com uma apresentação realizada pela Associação aos representantes do MME.
Na sequência, ocorreram discussões acerca do papel essencial da fonte nuclear na matriz energética, pois possui inúmeras vantagens, e a entrega de sugestões da Associação para a pasta, dentre as quais a elaboração de um programa de expansão nuclear que permita atingir a meta do Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 de aumentar a frota nucleoelétrica em até dez gigawatts (GW), a coordenação de ações para aprovação no Congresso Nacional de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permita investimentos privados na construção e operação de usinas nucleares e a definição de sítios e realização de estudos voltados ao desenvolvimento da execução do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).
+ MME: Iniciativa Mercado Minas e Energia
Foto: Usinas nucleares Angra 2 (primeiro plano) e Angra 1 (segundo plano) / Crédito: Eletrobras