ABEN participa da Conferência Geral da AIEA em Viena

ABEN participa da Conferência Geral da AIEA em Viena

Um dos destaques do quarto dia da 66ª Edição da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que ocorre até esta sexta-feira, dia 30, em Viena, na Áustria, foi a eleição de onze países para servir no Conselho de Governadores da entidade, composto por 35 membros, no biênio 2022-2023.

Números da Conferência Geral da AIEA 2022
Conferência Geral da AIEA em números – status 28/09/22 (clique para ampliar) / Divulgação AIEA

Com relação ao Brasil, nesta quinta-feira, 29, ocorreu um evento paralelo à Conferência organizado por nosso País, Egito, França e Holanda sobre aplicações da energia nuclear na área do patrimônio cultural. Os participantes do encontro adquiriram conhecimentos sobre a utilização de técnicas não destrutivas para o estudo, a caracterização, a avaliação e a preservação de bens e acervos.

ABEN no Estande Brasil

A inauguração do Estande Brasil na Conferência Geral ocorreu na última terça-feira, dia 27, com discurso do diretor-Geral da AIEA, o argentino Rafael Grossi. Quem visita o espaço brasileiro tem a oportunidade de assistir ao vídeo da Associação Brasileira de Energia Nuclear – ABEN, no qual o presidente Carlos Henrique Mariz fala sobre a entidade e sua relevância na discussão sobre os usos pacíficos da energia nuclear, exalta o protagonismo de profissionais e empresas nacionais que trabalham pelo desenvolvimento do País e ressalta a importância do Plano Nacional de Energia – PNE 2050 para o crescimento da matriz nuclear no Brasil.

Entre os membros da comitiva liderada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) na Conferência-Geral está a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), que tem feito reuniões sobre diversos assuntos, dentre os quais o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).

“A CG-AIEA é um momento único para os países membros da AIEA. A troca de experiências e conhecimentos, além da possibilidade de captação de novos negócios é fundamental para esse novo Brasil que, apesar de apresentar mais de 80% de sua matriz limpa, trabalha intensamente para diversificar suas fontes e promover maior segurança energética”, declarou o presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas.

Executivos brasileiros na 66ª CG da AIEA
Parte da delegação brasileira na 66ª Conferência Geral da AIEA (clique para ampliar) / Divulgação: GG de Comunicação da Nuclep

+ Conferência Geral da AIEA: destaques do dia 4 (em inglês – fonte: IAEA)
+ Informações sobre a 66ª Conferência Geral da AIEA (em inglês – fonte: IAEA)
+ Rafael Grossi inaugura Estande Brasil e ratifica a confiabilidade da AIEA no setor nuclear do país (fonte: Nuclep)

Imagem em destaque: Captura de tela do YouTube

Com informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)