ABEN e Crea-RJ debatem sobre setor nuclear, convênios e parcerias

ABEN e Crea-RJ debatem sobre setor nuclear, convênios e parcerias

Entre o fim da manhã e o início da tarde desta sexta-feira, dia 21, a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) realizou uma visita de cortesia ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), localizado na capital fluminense. Na ocasião, foi travada uma reunião entre o presidente da ABEN, engenheiro Carlos Henrique Mariz, nosso associado Paulo Ribas, também engenheiro, e o presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antonio Cosenza.

A estrutura do Crea-RJ, em especial o Plenário, órgão colegiado decisório da estrutura básica que tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Conselho, e a importância da transferência de tecnologia de outros países para o Brasil quando ocorrem grandes projetos estruturantes em nosso território foram abordadas. Além disso, Luiz Antonio Cosenza, que revelou ser amplamente favorável ao desenvolvimento do setor nuclear brasileiro, apresentou a revista do Crea-RJ, Ângulos, a qual reúne informações técnicas e de qualidade sobre a Engenharia, Agronomia e áreas correlatas em prol do crescimento do Estado do Rio de Janeiro e do País.

Os representantes da ABEN e do Crea-RJ também debateram sobre a importância da retomada da construção da usina nuclear Angra 3, prevista para ser finalizada em 2027, pois tal empreendimento ajudará a fomentar as economias regional e nacional e será fundamental para a matriz elétrica do País.

No bate-papo, eles ainda discorreram sobre a expansão do Programa Nuclear Brasileiro (PNB) assegurada pelo Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, que prevê a instalação de oito a dez gigawatts (GW) de capacidade nucleoelétrica. Elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do Ministério de Minas e Energia (MME), este PNE é um instrumento de suporte ao desenho da estratégia de longo prazo do planejador em relação à expansão do setor energético e contém recomendações e diretrizes a serem seguidas ao longo do horizonte de 2050.

A reunião foi encerrada com a sinalização de possíveis convênios e parcerias entre as duas entidades, como uma eventual palestra ministrada pela ABEN na próxima reunião nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química dos 27 Conselhos de Engenharia e Agronomia do Brasil e a publicação de artigos e matérias de interesse comum nos canais de comunicação de ambas as instituições.

Sobre o Crea-RJ

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro é uma autarquia com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e jurisdição em todo o estado. O Crea-RJ tem a missão de fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, coibindo o exercício ilegal da profissão e preservando os princípios éticos profissionais, em defesa da sociedade. A entidade foi instituída por meio de decreto federal datado de dezembro de 1933.

Saiba mais sobre o Crea-RJ clicando aqui.

+ Programa Nuclear Brasileiro é pauta de encontro entre ABEN e Emgepron
+ ABEN participa da Conferência Geral da AIEA em Viena
+ ABEN se reuniu com MME para discutir energia nuclear

Foto: Da esquerda para a direita – associado da ABEN, engenheiro Paulo Ribas; presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antonio Cosenza; e presidente da ABEN, engenheiro Carlos Henrique Mariz / Crédito: Hanna da Hora / Comunicação Crea-RJ